segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Até que ponto nós administradores somos livres para modelar os sistemas organizacionais sob nossa responsabilidade?

Administradores têm livre decisão para modelar os sistemas organizacionais até o ponto em que suas ações não interfiram de modo geral no resultado final da organização. Sua linha de comando não pode ser totalmente radical e centrada em uma visão única ou pensamento único o princípio básico é que o administrador deve reconhecer que cada situação é única, precisando estar adaptado as rápidas mudanças exigidas por força de elementos ambientais internos e externos.
Durante um processo de modelagem as decisões tendem a ser relativas, tudo depende, porém haverá uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz e a liberdade para interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-las em ação empresarial, através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados. A eficácia organizacional não é atingida seguindo-se um modelo organizacional único, em um ambiente variável não existe uma formula única de se organizar com vista a se atingir os objetivos. Assim os ambientes internos e externos influenciam fortemente a tipologia organizacional. Essa abordagem é a base para administração contingêncial, uma vez que leva a organização a mudar suas características dependendo da situação enfrentada.
Como as organizações estão em um mundo mutante, sua estrutura deve caracterizar-se pela flexibilidade e adaptabilidade a um ambiente e a tecnologia, direcionando a configuração estrutural dos setores no sentido de aumentar sua eficiência.
As constantes mudanças na sociedade tornaram-se vital e indispensável nos dias de hoje; sendo assim as características organizacionais poderão ser entendidas mediante analises ambientais com as quais interagem; uma estrutura organizacional eficaz é aquela capaz de se adaptar as demandas do ambiente.
Não há uma forma definitiva de organização, porém em determinadas circunstâncias poderá existir um modelo otimizado que leve em consideração um certo número de contingências, como tecnologia, estrutura, ambiente, mercado, sociedade, cultura e outros.

REFERÊNCIAS: - www.administradores.com; Chiavenato, 5ª edição

0 comentários: