segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FILME:"VIDA DE INSETO"


Vida de Inseto

  • (A Bug's Life)
  • ano de lançamento ( EUA ) : 1998
  • direção: John Lasseter
  • atores: Dave Foley , Kevin Spacey , Julia Louis-Dreyfuss , Hayden Panettiere , Phyllis Diller
  • duração: 01 hs 36 min



Sinopse

Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

ANÁLISE COM BASE NAS ORGANIZAÇÕES MECÂNICA E ORGÂNICA

O filme "Vida de inseto" traz de uma forma lúdica a visão detalhada do comportamento de organizações em seus processos de liderança, tomada de decisões, estratégias, postura, etc.
Através de uma análise podemos perceber as diferenças entre os métodos aplicados e evidenciar de uma forma bem humorada a transição de uma organização mecânica para um sistema orgânico. É valido ressaltar que não queremos com esta análise julgar ou afirmar que um está certo e o outro errado, ou qual é o melhor ou pior.

Ex.: tudo corria bem no formigueiro até que uma situação inesperada aconteceu, ou seja o sistema mecânico que era aplicado trazia resultados satisfatórios, se não houvesse imprevistos nada mudaria. Quando por necessidade extrema encarou-se a mudança e caminharam para um novo sistema. O novo modelo gerou desconfiança, mais a necessidade os motivou e os resultados foram melhores do que esperavam.

Observamos por fim que : tanto um método quanto o outro necessitavam de interação mútua , seja unidos na mesmice de isolarem-se em suas funções sob a liderança de um único líder, seja unidos na muntifuncionalidade de um projeto onde todos são lideres ao depender da situação. Deixa claro que a forma com que agimos, os métodos utilizados, os fins obtidos, tem que partir do pressuposto que antecede tudo: A ORGANIZAÇÃO.

Evidências no filme das diferenças entre organizações mecânicas e orgânicas:

Mecânicas: Resistências às mudanças , experimentações e às novas técnicas e tecnologias; através do "Flink" (personagem principal) tenta-se implantar novas ferramentas de trabalho, mas, de imediato é descartada esta novidade alegando que se as coisas há séculos vão bem porque inovar e arriscar estragar tudo.

Orgânicas: Sempre abertos a sugestões, estratégias, ao improviso e a autonomia de intervenção é um direito comum. Ex.: como no resgate da joaninha, todos intercederam sem combinação prévia e sim com instinto, autonomia e segurança, líderes e liderados.

Mecânicas: um só líder, poder centralizado e cada nova situação que surge espera-se apenas do líder que coordene a ação de resposta ou não, os outros são apenas cumpridores das decisões. Ex.: a folha que cai no caminho, formigas se desesperam e precisam da ajuda do líder.

Orgânicas: o poder decisório como a liderança alternam constantemente e a ação de resposta a um novo problema é de direito a todos, qualquer um pode sugerir uma alternativa ou estratégia. Todos são colaboradores.

Mecânicas: cada um é preso a sua única função. ex: inicio do filme onde é afirmado que formigas furam e procura alimentos e gafanhotos vem comer.

Orgânicas: conceito de multifuncionalidade, todos tentam formar equipes capazes de trocar conhecimento de suas diversas funções no intuito de estarem aptos aos imprevistos. Ex: qualquer uma das formigas saberia manusear o pássaro pois todos participaram desse projeto.


1 comentários:

Héber Sales disse...

Boa redação. O conteúdo é pertinente. Só um detalhe: a interação nas organizações orgânicas é mais complexa, ocorrendo em vários níveis ao mesmo tempo e não previsível ou regulada por uma autoridade central superior.