sexta-feira, 22 de maio de 2009

ANÁLISE DA EMPRESA CATERPILLAR COM BASE NA TEORIA DE HERZBERG

A revista exame todo ano divulga uma lista de empresas que são consideradas as melhores para se trabalhar. São os próprios funcionários que indicam as empresas pelo grau de satisfação. Escolhemos então a empresa Caterpillar. Que ocupou o 4ª lugar na edição 2008. A empresa por ser uma referência em tecnologia é líder no fornecimento mundial de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e gás natural e turbinas de gás industriais e possui uma administração corporativa. A política de gestão e estratégia da companhia é bem consistente e é aberta para todos os funcionários. Ser líder na Caterpillar significa ter três competências: visão, execução e legado. Cada gestor precisa desenvolver sua equipe e ser responsável pelo que está deixando na companhia. Há na administração uma teoria desenvolvida por Frederick Herzberg que avaliando acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, determinam os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que só fizeram sentir-se infeliz na situação de trabalho. Essa teoria é conhecida como TEORIA DOS DOIS FATORES DE HEZBERG (fator higiênico e fator motivacional). A Caterpillar segue uma política de benefícios que tem ligação a esta teoria ao prevenir a insatisfação (fator higiênico) tendo como meta o bem-estar físico do profissional com relação à sua empresa, oferecendo benefícios como assistência biológica e psicológica do mesmo. Por outro lado, a empresa trabalha em cima de metas, das quais estimula o envolvimento do funcionário na política de gestão e estratégias, o que promove satisfação em relação ao seu cargo (fator motivacional) quando alcança o reconhecimento através das suas idéias, que é aberta a todos dentro da organização.

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