quarta-feira, 25 de março de 2009

Filme: "Bee Movie"


Filme de animação infantil produzido pela Dream Works e dirigido pelo astro norte-americano Simon J. Smithe Steve Hickner.
A história se passa numa colméia, e tem como personagem principal a abelha Barry. Embora o público-alvo que o roteirista deseja atingir sejam as crianças, as lições de empreendedorismo não passam despercebidas aos olhares mais atentos dos adultos que acompanham o filme.
Traçando um paralelo entre a vida das abelhas na colméia e um ambiente profissional, podemos identificar várias situações que remetem ao cotidiano de uma organização.
O trabalho é dividido em tarefas, que somadas convergem para um mesmo objetivo - a fabricação do mel. Como na teoria da Administração Científica, o trabalhador permanece executando sempre uma única função, fator que vem a ser um dos principais temas abordados. Há também a preocupação com a padronização do produto (mel), o estudo da fadiga (através de recursos que facilitam a execução das tarefas e testes para garantir a segurança dos operários).A única tarefa para a qual observamos realização de seleção científica do trabalhador é a "de Ases do Pólen" - desempenhada normalmente por abelhas mais robustas, que tendem a ser mais fortes e resistentes. Devido à importância no processo de polinização e consequentemente na coleta do mel fabricado fora da colméia, esta tarefa requer processos de treinamento mais específicos e operários que possuam aptidões necessárias a seu desenvolvimento.
Observamos ao longo do filme outras características também presentes no mundo organizacional. A técnica utilizada para seleção de pessoal (para os processos realizados exclusivamente dentro da colméia) não obedecem a um critério lógico, pois são os próprios operários que determinam qual função irão exercer, e quando não há vaga na função pretendida acabam permanecendo com a função que está dísponivel no momento da escolha.Máquinas e equipamentos são utilizados afim de facilitar o processo de fabricação. Uma destas máquinas é usada com a finalidade de evitar o desperdicio ( Krelman).
Situações conflitantes ocorrem quando ele percebe que o mel é consumido pela raça humana,ficando ainda mais revoltado quando descobre que existem fazendas onde as abelhas são "escravizadas". Ao levar o caso aos tribunais, consegue que todo mel passe a pertencer somente às abelhas. A principio, este fato é considerado uma grande vitória, mas as consequencias se tornam desastrosas. Como não necessitam mais fabricar o mel,as abelhas também deixam de realizar o processo de polinização necessário à vida das flores e frutos, causando impacto em toda a natureza. Ao perceber o fato ,Barry pensa numa maneira de reverter a situação, e alcança resultado positivo convocando todas as abelhas a recolher a única porção de polén ainda existente, que depois é depositada nas folhas e frutos, fazendo com que a natureza volte ao seu funcionamento natural.Numa interação sinérgica entre a espécie humana e o mundo animal, consegue provar que numa organização, para a execução de um trabalho, uma tarefa depende da outra, e assim atinge a eficiência desejada.








0 comentários: