quinta-feira, 19 de março de 2009

Filme:"O TERMINAL"


Título Original: The Terminal
Gênero: Drama
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Direção: Steven Spielberg
Comentário do Filme: "O TERMINAL"

O filme retrata cenas do nosso cotidiano, relacionadas a uma situação mais comum do que pensamos, pessoas que viajam para outro país sem dominar o código linguístico, e sem nenhum preparo que possibilite viabilizar a comunicação com outras pessoas.
Na primeira cena do filme, Vicktor Navorski chega aos Estados Unidos para realizar um sonho de seu pai já falecido. Mas acaba se deparando com uma situação inesperada: problemas ocorridos em seu país de origem o impedem de seguir para Nova York.

O diretor do aeroporto tenta explicar a situação usando a linguagem verbal sem êxito, depois tenta através de objetos e mímicas, também sem sucesso, então começam a surgir as táticas de observação estratégica de recursos áudios-visuais que levaram Vicktor a atingir seu objetivo, conseguir dinheiro para alimentar-se, fazer amigos e etc. Por exemplo ele só consegue descobrir que seu país está em guerra quando ouve o hino oficial da Krakózia e associa as imagens dos televisores, mas tem dificuldade para ler as legendas então ele começa a observar o ambiente que o cerca reconhecendo a linguagem não verbal. Percebe que a volta para casa e o acesso à América, tardariam a acontecer e devido a necessidade de sobrevivência começa a desenvolver o seu senso de percepção, descobre que devolvendo os carrinhos consegue moedas que usa para sua alimentação, depois tentando resolver o impasse da linguagem escrita ele compra dois catálogos idênticos, em idiomas diferentes (um local e outro em seu próprio código) e passa a compará-los e associar palavras e frases. Identifica o paralelo entre cores e leis ao notar que formulários de cores diferentes não tinham o mesmo significado, os carimbos também o de cor vermelha confirmava sua condição de inaceitável, e o verde lhe traria liberdade (e aplica o que aprendeu nos livros e compara sua situação a dos gêmeos siameses que a chance de continuar vivos é meio a meio).

Escapou de uma armadilha quando o barulho do sistema interno de tv chama a sua atenção, cada vez que se movimenta, relacionou este fato com a proposta feita pelo diretor do terminal para burlar a segurança e livrou-se de ser preso.
A cena que exigiu uma análise rápida e concisa de Vicktor para utilizar com total segurança a arte da comunicação, foi quando um estrangeiro; que falava o mesmo idioma que ele, foi detido com remédios, que eram essenciais para ele pois poderiam significar a vida de seu pai, foram confiscados por não possuir licença. Chamado para estabelecer a comunicação entre ambos, Vicktor consegue mediar o diálogo, e usando o conhecimento adquirido das leis (para animais não é necessário a licença) até consegue identificar as brechas na legislação, relata que o remédio é para uso veterinário, para um bode alegando que a pronúncia das palavras "bode" e "pai" são muito parecidas e o confundiu.

Enfim, Vicktor utilizando técnicas da linguagem visual, oral e escrita através de improvisos e estudos conseguiu comunicar-se e assim atingiu seus objetivos, ajudar os outros e ser ajudado.

0 comentários: