sábado, 21 de novembro de 2009

Maximização de lucros

Lucro-Rendimento do capital investido em atividades produtivas.

Receita-Produto de vendas de uma empresa dado pelo numero de unidades vendidas multiplicados pelo numero de vendas.

Custos-Preço pago pela aquisição ou produção de um bem.

Maximização do lucro. O nome dispensa maiores definições, aumentar, potencializar os lucros da empresa seja a curto ou longo prazo segundo a teoria neoclássica é o maior objetivo de uma empresa.

O lucro total tem sua representação gráfica assim: LT= RT – CT, ou seja, lucro total é igual à receita total menos custo total.

Analisada a possibilidade de maximizar o lucro deve-se procurar um nível de produção para o qual a diferença positiva (+) entre a receita total e custo total seja a maior possível.

Obtém-se como dado então a ser analisado a receita marginal (RMG) que corresponde ao valor que é acrescido à receita total quando essa empresa vende uma unidade a mais de seu produto.Também o custo marginal (CMG) é o acréscimo do custo total da empresa quando esta produz uma unidade adicional de seu produto.

Conclui-se então que: A empresa maximizará seu lucro quando conseguir um nível de produção tal que a receita marginal da ultima unidade produzida seja igual ao custo marginal dessa ultima unidade produzida. RMG = CMG

Estas informações possibilitarão em maior segurança na tomada de decisão relacionada à produção seus custos e rendimentos, oscilando quando necessário visando um lucro total máximo. Ex.: se RGM maior CMG decidi-se aumentar a produção visto que cada unidade produzida tem receita maior que seu custo. O inverso também é verdadeiro, se RGM menor CMG decide-se diminuir a produção vista que cada unidade adicional produzida tem custo maior que receita.

Assim, segundo Hal Varian no seu livro Microeconomia: Princípios Básicos:

“A lógica da maximização de lucros implica que a função oferta da empresa competitiva tem de ser uma função crescente do preço do produto e a função demanda de cada fator tem, de ser uma função decrescente do seu preço.”

Algumas pessoas acreditam que o objetivo da empresa é sempre maximizar o lucro. Para alcançar essa meta o gerente financeiro tomaria apenas as ações que gerassem uma grande contribuição esperada para o total dos lucros da organização. Para cada alternativa considerada, o gerente financeiro selecionaria a que ocasionasse o maior resultado monetário esperado.

Eles calculam o lucro da ação nas sociedades anônimas dividindo o total do lucro do período disponível para os acionistas ordinários da empresa, pelo número de ações ordinários emitidas.

Desse modo, a riqueza dos proprietários das sociedades anônimas é mensurada pelo preço das ações, que por sua vez é baseado no tempo de retorno dos resultados (fluxos de caixa), na sua magnitude e risco.

Assim, segundo Lawrence Gitman no seu livro Princípios de Administração Financeira – Essencial:

“Quando se considera cada alternativa de decisão financeira, em termos do seu impacto no preço das ações da organização, os administradores financeiros devem aceitar somente aquelas ações que aumentem o valor esperado da ação.”


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