quarta-feira, 20 de maio de 2009

Língua Portuguesa

Comentário da modalidade oral da língua no vídeo de Psicologia aplicada


Percebemos ao analisar o vídeo a importância da modalidade oral, um erro cometido compromete toda a explanação do locutor. A possibilidade de correção é quase inexistente, e acontece tão naturalmente que só é percebido quase sempre tarde demais. Nota-se na entrevista que apesar da segurança do assunto e consistência das informações, erros cometidos como:
“Oi, pobrema, possa ser que venha”, termina por vilificar o texto, como nível popular e uma linguagem, erroneamente grave.
A modalidade oral quase sempre não perdoa. Não dá para corrigir depois que se fala; Não existe releitura do que se diz.

2 comentários:

Marília Moura disse...

Parabéns ! Excelente informação : " Não dá para corrigir depois que se fala; Não existe releitura do que se diz."

Todos nós sabemos que palavras pronunciadas não podem ser recolhidas ( por mais que a tecnológia esteja avançada).O ouvido humano pode até deixar de captar alguns sons, mais uma falha , um erro tenha certeza que não passa em branco ! O cérebro é muiiito mais rápido ...

Alunos do curso de Administração, 2º semestre da Faculdade Castro Alves disse...

Pois é, Marília que bom saber que voçê vai aproveitar de alguma maneira a nossa informação e que entendeu a nossa intenção, ou seja transmitir a mensagem e fazer com que o receptor a entendesse isso é o mais importante. E fica a lição de que é melhor pensar bem antes de falar!Um grande abraço e até breve!