sexta-feira, 22 de maio de 2009

ANÁLISE DA EMPRESA CATERPILLAR COM BASE NA TEORIA DE HERZBERG

A revista exame todo ano divulga uma lista de empresas que são consideradas as melhores para se trabalhar. São os próprios funcionários que indicam as empresas pelo grau de satisfação. Escolhemos então a empresa Caterpillar. Que ocupou o 4ª lugar na edição 2008. A empresa por ser uma referência em tecnologia é líder no fornecimento mundial de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e gás natural e turbinas de gás industriais e possui uma administração corporativa. A política de gestão e estratégia da companhia é bem consistente e é aberta para todos os funcionários. Ser líder na Caterpillar significa ter três competências: visão, execução e legado. Cada gestor precisa desenvolver sua equipe e ser responsável pelo que está deixando na companhia. Há na administração uma teoria desenvolvida por Frederick Herzberg que avaliando acontecimentos na vida profissional dos entrevistados, determinam os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que só fizeram sentir-se infeliz na situação de trabalho. Essa teoria é conhecida como TEORIA DOS DOIS FATORES DE HEZBERG (fator higiênico e fator motivacional). A Caterpillar segue uma política de benefícios que tem ligação a esta teoria ao prevenir a insatisfação (fator higiênico) tendo como meta o bem-estar físico do profissional com relação à sua empresa, oferecendo benefícios como assistência biológica e psicológica do mesmo. Por outro lado, a empresa trabalha em cima de metas, das quais estimula o envolvimento do funcionário na política de gestão e estratégias, o que promove satisfação em relação ao seu cargo (fator motivacional) quando alcança o reconhecimento através das suas idéias, que é aberta a todos dentro da organização.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Língua Portuguesa

Comentário da modalidade oral da língua no vídeo de Psicologia aplicada


Percebemos ao analisar o vídeo a importância da modalidade oral, um erro cometido compromete toda a explanação do locutor. A possibilidade de correção é quase inexistente, e acontece tão naturalmente que só é percebido quase sempre tarde demais. Nota-se na entrevista que apesar da segurança do assunto e consistência das informações, erros cometidos como:
“Oi, pobrema, possa ser que venha”, termina por vilificar o texto, como nível popular e uma linguagem, erroneamente grave.
A modalidade oral quase sempre não perdoa. Não dá para corrigir depois que se fala; Não existe releitura do que se diz.

Psicologia Aplicada

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Logística Empresarial é tema de MBA

A Tarde On Line
A Business School Maurício de Nassau está com inscrições abertas para o MBA em Logística Empresarial. O objetivo do curso é oferecer uma visão de mercado que desenvolva estratégias empresariais de logística que favoreçam a eficiência profissional e agilidade nas decisões.A duração do curso é de 15 meses, com aulas quinzenais. O valor da parcela é de R$380. Além desse curso, estão sendo oferecidas novas vagas para as turmas de Gestão de Pessoas, Docência do Ensino Superior, Gestão Eclesiástica, Marketing e Publicidade e Direito Imobiliário. As inscrições devem ser feitas na Av. Tancredo Neves, 3343, Ed. Cempre, sobreloja.

Serviço:

Mais informações pelo telefone (71) 3503-4520 ou site www.mauriciodenassau.edu.br.

domingo, 10 de maio de 2009

Conclusão das Entrevistas.

Concluímos desta entrevista que tanto leigos quanto profissionais da área, hoje em dia sabem da importância das emoções humanas, seus benefícios e malefícios, priorizam aquisição de maiores conhecimentos sobre as emoções e as ações que derivam delas, como administrar as tomadas decisões, gerenciamento de conflitos e outros procedimentos. Nesta corrente (organizações e colaboradores), os elos serão fortalecidos ou não através da regência da emoção. Destacando-se quem melhor souber administra-la nunca a deixando de lado.